Comunidade de Santa Maria em Marabá/PA participa de palestra sobre preservação de mananciais

Publicado por: Glícia Favacho



     Atendendo à solicitação das lideranças comunitárias da Associação do Assentamento da PA Grande Vitória em Marabá, a Gestão Ambiental da BR-230/422/PA compareceu à comunidade Santa Maria, para ministrar uma palestra sobre “Preservação de Mananciais” aos moradores. A necessidade de sensibilização para os problemas gerados pelo descarte incorreto de resíduos como principal fonte de contaminação das nascentes que abastecem a comunidade situada às margens da rodovia Transamazônica – BR-230 foi o foco das discussões.

     A comunidade é abastecida pelo igarapé Burgo, utilizado pelos moradores tanto para o abastecimento de água como para lazer. A contaminação por resíduos sólidos e esgoto doméstico é o principal dano ambiental destacado pelos moradores. Além do descarte incorreto de resíduos e a falta de estrutura de saneamento adequado, o desmatamento das margens também é um fator de degradação do corpo hídrico.

     Para o líder comunitário, Antônio da Rocha, a falta de conhecimento faz com que os moradores tenham atitudes erradas. “Estamos muito agradecidos pela presença da equipe da Gestão Ambiental do DNIT na nossa comunidade, contribuindo com ideias e sugestões que possam melhorar nossas atitudes, a começar pelo lixo que produzimos e o destino que damos a ele, para não poluir mais nossas nascentes como o caso do rio burgo”.

     De acordo com a moradora Dulcinéia Morais, conscientização e educação são fundamentais para minimizar impactos ambientais e melhorar a qualidade de vida. “Cuidar do meio ambiente tem que ser todo o dia, é para nós, para nossa sobrevivência, o que falta é uma mudança de hábito, esperamos que tudo que foi passado na palestra seja feito, sabemos que é difícil, mas será fundamental para ter uma vida melhor e fazer a diferença em nossa comunidade”, afirmou à moradora.